aparicoes-virgem-peregrina

Dez anos depois da conquista do México, no dia 9 de dezembro de 1531, Juan Diego ia para o Convento de Tlaltelolco, participar da missa e aprender o catecismo. Ao amanhecer chegou ao pé da colina de Tepeyac, de repente ouviu uma música perfeita que parecia o gorjeio de milhares de pássaros. Muito surpreso, parou, dirigiu o seu olhar para cima da colina e viu que ela estava iluminada com uma luz estranha. A música parou e em seguida ele ouviu uma doce voz que vinha do alto da colina, chamando-o:

“Juanito, querido Juan Dieguito, aonde vai?”

Juan subiu apressadamente a colina e chegando ao topo viu a Santíssima Virgem Maria em meio a um arco-íres, com um esplendor celestial. Sua beleza e olhar bondoso inundaram seu coração de alegria infinita enquanto ouvia as ternas palavras que ela lhe dirigia.

aparicao_01“Saiba e entenda, você é o mais humilde dos meus filhos, Eu, a Sempre Virgem Maria, Mãe do Deus Vivo por quem nós vivemos, do Criador de todas as coisas, Senhor do céu e da terra. Eu desejo que um templo seja construído aqui, rapidamente; então, Eu poderei mostrar todo o meu amor, compaixão, socorro e proteção, porque Eu sou vossa piedosa Mãe e de todos os habitantes desta terra e de todos os outros que me amam, invocam e confiam em mim. Ouço todos os seus lamentos e remédio todas as suas misérias, aflições e dores”.

Ela falou-lhe em Asteca. Disse-lhe que era a Imaculada Virgem Maria, Mãe do verdadeiro Deus. Revelou-lhe como desejava profundamente a construção de um templo, na planície, onde como Mãe Piedosa, mostraria todo seu amor e misericórdia, a ele e a todos os seus e a quantos solicitarem seu amparo.

“E para realizar esta tão maravilhosa obra, irás a casa do Sr. Bispo do México, e lhe dirás que te envio, para manifestar o que muito desejo, que ali naquela planície se edifique um templo. Lhe contarás tudo o que viu, admirou e ouviu. Estejas seguro de que estarei muito agradecida por todo trabalho e fadiga que terás neste empreendimento, e lhe recompensarei muito bem, porque te farei muito feliz. Já ouviu tudo o que desejo, menor de todos os meus filhinhos; vai e põem todo o seu esforço neste trabalho”.

Juan se inclinou diante dela e disse: “Minha senhora eu vou cumprir tudo o que me foi pedido, me despeço de Ti, eu que sou teu servo mais humilde”.

Quando Juan chegou na casa do Sr. Bispo D. Juan Zumárraga, foi conduzido até sua presença, e lhe contou tudo o que Maria Mãe de Deus havia lhe dito.

No entanto o Sr. Arcebispo não parecia acreditar em suas palavras, pedindo que volta-se outro dia para que eles conversassem com mais tempo.