A seguir, apresentamos as conclusões dos estudos históricos e arqueológicos que apontam os prováveis horários das aparições e os dias e lugares exatos das cinco aparições.
Por: Prof. Pablo Arce Gargollo
1ª Aparição
Aconteceu na madrugada de sábado, nove de dezembro de 1531, entre as quatro e cinco da manhã, no pico do vale de Tepeyac. Neste local foi construída a chamada Capela do Vale.
2ª Aparição
Ocorreu fim da tarde de sábado, nove de dezembro de 1531, no pico do vale de Tepeyac.
3ª Aparição
Deu-se no entardecer do domingo, dez de dezembro de 1531, também no pico do vale de Tepeyac.
4ª Aparição
Foi na terça feira 12 de dezembro de 1531 de madrugada, entre as cinco e seis da manhã.
Neste dia a Virgem de Guadalupe aparece em dois lugares:
a) Perto do vale de Tepeyac, na parte oriente perto de onde hoje está a Capela do Pocito, construída em memória da quarta aparição, onde estava o manancial da águas aluminosas.
b) Ocorreu a uns setenta e dois metros do Pocito. Ali a Virgem esperou por Juan Diego, embaixo da árvore chamada Cazahuate, enquanto este subia para cortar as flores. Neste local construiu-se a primeira capelinha.
5ª Aparição
No mesmo momento da 4ª Aparição, também apareceu na casa de Juan Bernardino em Tulpetlac, curando-o de sua enfermidade.
Lugares das Aparições
Os lugares santificados pela presença da Mãe de Deus, foram os seguintes: – CUMBRE DE TEPEYAC, onde agora esta a Capela do Vale. Neste local a Virgem apareceu três vezes: duas no dia nove de dezembro e uma na tarde de 10 de dezembro.
– PERTO DE UM MANANCIAL DE ÁGUAS, onde está a Capela do Pocito. A Virgem apareceu neste local no dia 12 de dezembro pela madrugada, quando Juan Diego pretendia esconder-se da visita de Nossa Senhora.
– EMBAIXO DA ARVORE CHAMADA CAZAHUETE, a poucos metros do manancial. A Virgem esperou por Juan Diego, no dia 12 de dezembro, enquanto este subia para cortar as rosas de Castilla. Ai levantou-se a primeira capelinha. A árvore já não existe hoje em dia.
– NA CASA DE JUAN BERNARDINO, em Tulpetlac, onde vivia também Juan Diego. Apareceu simultaneamente no dia 12 de dezembro tanto a Juan Diego como ao seu tio, que foi curado da sua doença.
– NA CASA DO BISPO FRAI JUAN DE ZUMARRAGA, onde ficou milagrosamente estampada a Santa Imagem. Os recentes descobrimentos dos olhos da Virgem revelam que Ela esteve ali de maneira invisível, mas que ficaram gravadas nas suas pupilas as pessoas que presenciaram o prodígio das flores e do ayate.