
Conheça o significado do manto
Para compreender o significado de cada uma das partes que compõe a imagem de Nossa Senhora de Guadalupe veja cada item a seguir.
As Estrelas do Manto
12 de dezembro – Solstício de inverno
Na terça-feira, 12 de dezembro de 1531 de nosso calendário (Calendário Juliano), ou 22 de dezembro do Calendário Astronômico dos indígenas, aconteceu a aparição da Virgem de Guadalupe no ponho de São Juan Diego. Na manhã deste mesmo dia, ocorreu o solstício de inverno que para as culturas pré-hispânicas significa o sol moribundo que recobra vigor e retorna à vida.
12 de dezembro de 1531, pela manhã do solstício de inverno.
Para os indígenas, o solstício de inverno era o dia mais importante de seu calendário religioso. O sol vencia as trevas e ressurgia vitorioso! Não é coincidência que a Virgem tenha apresentado seu Filho justamente neste dia, ficando claro para os índios que aquele que ela trazia em seu seio era o verdadeiro Deus.
O que há no manto da Virgem de Guadalupe?
De acordo com o Dr. Juan Homero Hernández Llescas comprova-se com admirável precisão, que no manto da Virgem de Guadalupe está reproduzindo o céu da manhã de 12 de dezembro de 1531, momento da aparição.
Lado esquerdo – O sul
Observamos que as estrelas do lado esquerdo do manto correspondem às estrelas visíveis no sul do México no dia da aparição, veja a seguir o nome das constelações.
- Sírio
- Ofiuco
- Lobo
- Libra
- Hidra
- Escorpião
- Cruzeiro do sul
- Centauro
Lado direito – O norte
Observamos que as estrelas do lado direito do manto correspondem às estrelas visíveis no norte do México no dia da aparição.
- Coroa boreal
- Boieiro
- Ursa maior
- Lebre
- Dragão
- Touro
- Cocheiro
- Cabeleira de berenice
Centro – O centro
Observamos que as estrelas que estão no centro do manto complementam a posição dos corpos celestes do firmamento de 12 de dezembro de 1531, veja a seguir os nomes das constelações.
- Orion
- Gêmeos
- Leão
- Virgem
Conclusão
Um estudo iconográfico realizado em 150 pinturas da Virgem de Guadalupe dentre os séculos XVII e XVIII, realizado pelo Dr. Hernádez Llescas, não encontrou nenhuma imagem que contivesse sequer uma constelação representada no manto.
Na opinião do Dr. Hernádez Llescas, a Virgem aparece completa no firmamento para simbolizar que nos protege com seu manto celestial.