mae-das-americas

Nossa Senhora dos Anjos

Festa: 2 de agosto – Costa Rica

A cidade de Cartago, como muitas outras na época colonial, segregava os brancos dos índios e mestiços. A todos que não fossem brancos e puros se proibia o acesso a cidade, onde uma cruz de pedra assinava a divisão dos limites.

Em 1635 na parte da cidade chamada “Cidade dos Brancos” Juana Pereira, uma pobre mestiça, se levanta ao amanhecer para, como todos os dias, buscar a lenha necessária. No dia 2 de agosto, uma luz celeste que iluminava por entre as árvores, permitia que a índia descobrisse uma pequena imagem da Virgem, esculpida delicadamente em pedra escura, visivelmente colocada em uma grande pedra no meio do caminho. Com grande alegria Juana recolhe aquele tesouro e sem imaginar que outras cinco vezes mais voltaria a fazer o mesmo. Pois a imagem desaparecia de armários, cofres e até do sacrário paroquial para voltar tenazmente a rocha onde havia sido encontrada. Então todos compreenderam que a Virgem queria ter ali um lugar de oração para que pudesse dar seu amor aos humildes e pobres.
Chamada carinhosamente pelos costarriquenhos de “Negrita”, foi coroada solenemente em 25 de abril de 1926. Nove anos mais tarde sua Santidade Pio XI elevou o Santuário da Rainha dos Anjos a dignidade de Basílica menos.
Chega a cidade um grande número de devotos que vêm visitar a sua Mãe dos céus muitos entram de joelhos, como em ato de humildade ou de ação de graças e logo vão orar diante da rocha onde foi encontrada a bendita imagem. Esse pedra foi se desgastando pelo toque de tantas mãos que acariciavam agradecidas enquanto rezavam, dando graças, pedindo alívio para suas dores, seus sofrimentos ou necessidades. Debaixo dessa pedra brota um manancial cujas águas recolhem os que a procuram em buscar de misericórdia e saúde. A água é símbolo do batismo. Não há outra coisa que Maria queira mais, que vivamos profundamente as graças do nosso batismo.

Descrição da Imagem:

A Imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida argila modelada e cozida em forno. Mede 40 centímetros de altura. Quando foi pescada, o corpo estava separado da cabeça e, muito provavelmente, sem a policromia original, devido aos anos em que esteve mergulhada nas águas e no lodo do rio.

A cor acanelada com que, hoje, é conhecida ,deve-se ao fato de ter sido exposta, durante anos, ao picumã das chamas das velas e dos candeeiros. A imagem tem uma forma sorridente nos lábios, queixo encastoado, tendo, no centro, uma covinha; penteado, flores em relevo, nos cabelos, broche de três pérolas na testa. A partir de 8 de setembro de 1904, quando foi coroada, a imagem passou a usar, oficialmente, a coroa ofertada pela Princesa Isabel, em 1884, bem como o manto azul-marinho.

Oração:

Senhora Aparecida, eu renovo, neste momento a minha consagração. Eu vos consagro os meus trabalhos, sofrimentos e alegrias, o meu corpo, a minha alma e toda a minha vida. Eu vos consagroa minha família!Ó Senhora Aparecida, livrai-nos de todo o mal, das doenças e do pecado. Abençoai as nossas famílias, os doentes, as criancinhas. Abençoai a Santa Igreja, o Papa e os bispos, os sacerdotes e ministros, religiosos e leigos. Abençoai a nossa paróquia, o nosso pároco. Senhora Aparecida, lembrai-vos que sois Padroeira poderosa da nossa Pátria! Abençoai o nosso governo. Abençoai, protegei, salvai o vosso Brasil! E dai-nos a vossa bênção.