Nossa Senhora de Suyapa
Festa: 03 de fevereiro -Patrona de Honduras
A pequenina imagem de Nossa Senhora da Conceição de Suyapa foi achada em um Sábado do mês de fevereiro, por Alejandro Colindres, um jovem e humilde lavrador e por um menino de oito anos chamado Jorge Martinez, quando voltavam da aldeia de Suyapa, cansados do trabalho de todo o dia na colheita do milho.
Um bom lugar para pernoitar. Ali caíram em sono profundo. Em seguida Alejandro sentiu que um objeto, que parecia uma pedra, impedia-lhe de acomodar as costas. Nos escuro pegou o objeto do solo e o jogou longe.
Curiosamente ao deitar-se novamente sentiu o mesmo incomodo, resolveu recolher o objeto e guarda-lo em sua mochila. A luz do amanhecer descobriu algo surpreendente que o misterioso objeto era uma pequena imagem de Nossa Senhora talhada em cedro.
Em 1925 Pío XII declarou a Nossa Senhora de Suyapa Patrona da República de Honduras e elegeu o dia 3 de fevereiro como o dia da celebração pastoral, com missa e ofício próprios. A primeira ermida foi abençoada em 1780 e o templo atual recebeu a visita de João Paulo II em 1983. No país dos pobres, esse Santuário de Santa Maria de Suyapa se encontra numa das regiões mais humildes da cidade. O primeiro milagre notável atestado notoriamente, ocorreu em 1796.
Descrição da Imagem:
A imagem mede apenas seis centímetros e meio, obra muito antiga possivelmente trabalhada com devoção por algum artista apaixonado. Seu olhar angelical reflete a nobreza da raça indígena. É morena, de rosto oval e de cabelos lisos até os ombros. A imagem está com as mãos unidas em posição de oração. A cor original de suas vestes é rosa claro, que apenas se deixa ver por estar totalmente coberta por um manto escuro pregado de estrelas douradas e todo adornado. Colocado em frente a imagem um resplendor de raios de prata, algo peculiar uma vez que é costume ser colocado nas costas de Nossa Senhora. O conjunto nos lembra da “mulher vestida do sol” que narra o Apocalipse. De prata sólida é a esfera que serve de apoio para imagem.