Nossa Senhora da Imaculada Conceição
Festa: 08 de dezembro – Patrona da Nicarágua
Há 440 anos, na cidade de El Viejo, chegou por designo de Deus a venerada e milagrosa imagem da Puríssima Conceição de Maria, hoje Patrona da Nicarágua. No ano de 1562 por causa de uma doença tropical, Dom Lorenzo de Cepeda, que viajava para Peru teve que fazer uma escala onde é atualmente o Realejo. Entre suas coisas de Dom Lorenzo trazia consigo uma imagem da Virgem da Conceição. Ele era um homem muito piedoso e tinha uma irmã carmelita, hoje conhecida como Santa Teresa de Ávila, Doutora da Igreja.
Do Realejo teve que viajar para El Viejo, povoado próximo, procurando um clima melhor para se recuperar, como era muito devoto da Virgem, a levou consigo e a depositou na paróquia por segurança e comodidade.
Procurava ajuda dos frades Franciscanos, quem habitavam em Chamulpa, hoje El Viejo. Ali tinha um convento e assistência médica. Os habitantes do lugar, índios e mestiços, foram atraídos pela beleza da imagem e chegavam a paróquia para admirar a Menina Branca. Logo adquiriu prestígio de milagrosa, mas Dom Lorenzo tinha que partir e apesar dos pedidos, ,embrulhou sua bela imagem e se foi de volta a Realejo para embarcar rumo ao Peru.
Quando o barco se lançou ao mar, veio outra tormenta e o veleiro teve que regressar ao porto e Dom Lorenzo voltou para El Viejo, carregando a sagrada estátua da Virgem. O povoado inteiro se colocou fervoroso a venerar a imagem e interpretaram que a Virgem não queria sair do povoado, a Imaculada Conceição desejava ficar.
Cedendo aos pedidos do povo Dom Lorenzo resolveu acatar “os desejos da Virgem” e doou a imagem a paróquia.
A devoção cresceu enormemente e hoje é venerada em um belíssimo altar de madeira com as laterais de ornado em ouro por seus devotos agradecidos pelas graças alcançadas.
A festa da Puríssima Imaculada Conceição é celebrada com grande solenidade, iniciando-se a novena no dia 28 de novembro ao nascer do dia.
No dia 6 de dezembro acontece a “Lavagem da Prata” quando a imagem é baixada de seu altar e venerada pelo povo, enquanto as peças de prata que adornam a imagem são limpas. Em seguida ocorre a benção da Coroa da Virgem, quanto o sacerdote submerge a coroa num recipiente com água que posteriormente é repartida entre a população.
Em 13 de maio de 2001 a Conferência Episcopal de Nicarágua declara-a Patrona Nacional, a imagem mais venerada e antiga sob devoção da Imaculada Conceição.