Nossa Senhora dos Milagres de Caacupé
Festa: 8 de dezembro, festa da Imaculada Conceição
No Paraguai abundam as belezas naturais, mas entre essa multidão de dons que semeou a Providência com sua bondade por nós, temos que destacar Caacupé, a vila dos milagres rodeada de serras e vegetação prodigiosa.
Caacupé é como um estojo de esmeralda que guarda uma jóia preciosa: A Virgem dos Milagres, onde não cessa a chegada de peregrinos de toda república, ,em busca de consolo, curas de seus males espirituais e do corpo ou para pagarem sua dívida por uma graça alcançada.
De ônibus, automóveis , carretas, a cavalo ou a pé, todos os Paraguaios vão pelo menos uma vez agradecer os bens conseguidos.
Nos conta a história que no ano de 1600 quando um grupo de índios Mbayaes perseguia um guarani com intenção de mata-lo por que era de uma tribo dominante e havia se convertido cristão. Encontrando-se completamente encurralado e desesperado por sua sorte, ,escondeu-se detrás de uma árvore, lembrou-se da Imaculada Conceição, que era a Virgem de sua devoção. Entre súplicas e suspiros, entre medos e esperanças, prometeu a Rainha dos Céus que se o livrasse dos injustos e ferozes inimigos, faria uma imagem com a madeira daquela árvore. Milagrosamente os Mbayaes não o encontraram e ao cair na noite voltaram para a aldeia. O índio se salvou e viveu não mais que para cumprir sua promessa.
Passado o perigo ele retornou ao lugar e com ferramentas primitivas pacientemente, com fervor devoção, foi esculpindo a estátua da Virgem. Produziu uma imagem maior para a igreja de Tobatí, próximo ao lugar e outra menor, ,para sua devoção particular. Essa menos que é a Virgem dos Milagres, ,venerada na cidade de Caacupé, se tornaria muito maior pela abundância de dons e de fiéis. Segundo a opinião dos críticos da arte em madeira, a imagem é de uma criação artística genial e de grande beleza.
A história não nos conta nada mais da imagem maior, depois que foi saqueada, nem mesmo do índio que tão devotamente esculpiu as imagens. Mas mesmo sem saber muito a que devemos essa obra de inspiração divina, nossa fé nos diz que já está há muito tempo compartilhando do céu com nossa Mãe Celestial e quem pode negar que esteja intercedendo por nós, que estamos ainda aqui.
Oração:
Santíssima Mãe de Deus, e mãe nossa, desde vosso Santuário de Caacupé cubra com vosso manto protetor seus devotos e a todo o Paraguai. Intercedei por nossos pais, benfeitores, pelos desvalidos e todos os que necessitem de perdão e misericórdia. Protegei a nossa Santa Mãe Igreja e alcançai luz aos magistrado para que façam justiça e haja paz entre os homens. Depois da graça particular que pedimos alcança-nos também a graça maior de perseverar em nossa fé e no vosso amor , para assim merecer a realização da promessa que Nosso Senhor Jesus Cristo nos fez quando disse: “aquele que persevera até o fim se salvará.” A vós pois, Mãe querida, clamamos para que nos obtenhais tão singular favor. Amém. (Pedir a graça especial).