mae-das-americas

Nossa Senhora das Mercedes

Festa: 24 de fevereiro – Patrona do Peru

A devoção da Virgem das Mercedes no Peru se remonta aos tempos da fundação de Lima. Conta-se que os Padres Mercedários, que chegaram ao Peru junto com os conquistadores haviam edificado sua primeira igreja primitiva conventual desde 1540, templo de serviu como primeira paróquia de Lima até a construção da Igreja Maior em 1540.

Os Mercedários não somente evangelizavam a região mas também foram gestores do desenvolvimento da cidade al edificar templos que hoje se conservam como valiosos patrimônios históricos, culturais e religiosos.
Os freis chegaram com sua celestial Patrona, a Virgem das Mercedes, devoção Mariana do século XIII. Por volta do ano 1218, São Pedro Nolasco e Jaime I, rei de Aragon e Cataluña tiveram separadamente a mesma visão da Santíssima Virgem que lhes pedia a fundação de uma ordem religiosa dedicada a resgatar pacificamente aos numerosos reféns cristãos que estavam em poder dos muçulmanos, que se entregariam como reféns para salvar os inocentes.
Essa Ordem das Mercedes, aprovada em 1235 como ordem militar pelo Papa Gregório IX, conseguiu libertar milhares de cristãos prisioneiros, convertendo-se posteriormente em uma Ordem dedicada a missões, aos ensinamentos e ao trabalho no campo social. Os frades Mercedários tomaram seu hábito das vestiduras que levava a Virgem na aparição ao fundador da ordem.

Foi proclamada em 1730 “Patrona dos Campos do Peru” e “Patrona das Armas da República” em 1823. Al cumprir-se o primeiro centenário da independência da nação, a imagem foi solenemente coroada e recebeu o título de “Gran Mariscala do Peru”. O dia 24 de setembro de 1921, solenidade de Nossa Senhora das Mercedes, desde então declarada festa nacional, quando o exército lhe rende honras. A imagem é portadora de numerosas condecorações otogadas pela república, seus governantes e instituições nacionais. Em 1790 recebeu as chaves da cidade de Lima, em 1971 o presidente da república lhe condecorou com a Gran Cruz do Mérito Naval, gestos que demonstram o carinho e a devoção do país.

Descrição da Imagem:

A imagem da Virgem das Mercedes veste-se totalmente de branco, sobre sua larga túnica leva um escapulário no qual está impresso, na altura do peito, o escudo da ordem. Um manto branco cobre seus ombros e seus cabelos aparece coberta por um véu muito fino. Em alguma imagens ela é representada em pé e em outras sentada, algumas vezes está com o Menino nos braços e em outras os tem estendidos mostrando um cetro real na mão direita e na esquerda umas correntes rompidas, simbolizando a libertação. Esta é a aparência da imagem venerada na Basílica das Mercedes, na capital, que foi entronizada no começo do século XVII e tem sido considerada como Patrona da Capital.