Os Anais Antigos do México e seus contornos é o título com que se conhece à uma importante coleção de vinte seis anais indígenas. Atualmente, quase todos os originais se encontram perdidos, com exceção do códice** conhecido como Guadalupano de Gómez de Orozco.
Entretanto, dispomos de uma compilação*** realizada no século 19, por ordem de
José Fernando Ramírez, que inclui 26 cópias, extratos e traduções dos manuscritos originais.
Todos estes anais são de caráter histórico. Incluem obras e acontecimentos ocorridos tanto durante a época pré-hispanica como no México colonial, e em alguns casos, chegando até o século 18.
As diferentes notícias escritas nestes anais estão apresentadas sob os dois sistemas de calendários, indígena e europeu, às vezes com erros de sincronia consideráveis. Com tudo, os diferentes anais servem para conciliar no tempo as aparições guadalupanas com diversos acontecimentos conhecidos com certeza.
Por exemplo, o cometa Halley fez uma de suas aparições precisamente em 1531, ano da singularidade extraordinária. Por outro lado, em 1531 se verificou um eclipse de sol, fato que consta em vários destes anais em sincronia com o acontecimento guadalupano.
REPOSITÓRIO: Biblioteca Nacional de Antropologia e Historia (BNAH), Colecc. Antig. n° 273-274. c.
*Registros Históricos
**Livros manuscritos em que se conservam obras ou notícias antigas.
***União de todos os volumes de uma mesma obra.