Trata-se de um documento tlatepotzca, da zona de Puebla, elaborado no século 17, mas que também aproveita informação antiga. Compreende feitos entre 1524 e 1686. O texto que interessa de comentários anais, refere o seguinte: “1530.
Nican ipan xihuitl ohuala presidente yancuican tlatocatico Mexico za no in xihuitl in huel yancuica hualmohuicac teopixcatlatoani obispo itocatzin fray Juan de Zumarraga, San Francisco Teopizqui in huel icuac monextitzino in totlazonatzin de Guadalupe”, ou seja: 1530. Neste ano veio o presidente recentemente para governar o México”.
Neste mesmo ano veio recentemente o governante sacerdote ou bispo, seu reverendo nome Frei Juan de Zumárraga, sacerdote de San Francisco. “Então se dignou a aparecer nossa preciosa mãezinha de Guadalupe.”
No texto comentado, se fala de certos feitos com confusão de datas: nenhum dos acontecimentos descritos aconteceu precisamente no ano espanhol de 1530. O “presidente” mencionado (que o é da Segunda Audiência, Sebastián Ramírez de Fuenleal), chegou ao México em 23 de setembro de 1531.
Frei Juan de Zumárraga chegou ao México, ainda sem estar consagrado, em 9 de dezembro de 1528, e regressa já consagrado, em outubro de 1534. Entretanto, ao redor dos feitos descritos no ano de 1531, resulta inegável.
REPOSITÓRIO: Biblioteca Nacional de Antropologia e História (BNAH), Colecc. Antig. n° 13,1-2.