
Com este nome se conhece um pequeno livro escrito em náhuatl e impresso no México em 1649, na casa do impressor Juan Ruyz, pelo capelão do santuário, Luis Lasso de la Vega. Seu nome náhuatl é Inin Huey Tlamahuizoltica, que significa “O grande acontecimento”, “A grande maravilha”. Trata-se da união dos escritos, a saber, o Nican Mopohua de Antonio Valeriano e o Nican Motecpana de Fernando de Alva Ixtlilxóchitl, enriquecido com leves adições pessoais do próprio Lasso de la Vega, e levado, como se diz, às prensas para publicação.
Mas, a análise dos documentos mencionadosunen-se ao que Lasso de La Vega escreveu somente na introdução e na conclusão do livro.
Testamento de Francisco Verdugo Quetzalmamalitzin
Apesar de que não constituiu uma prova direta das aparições pois nem menciona expressamente à Juan Diego, este testamento, outorgado em 2 de abril de 1563, se certifica que o testador era devoto da Virgem de Guadalupe.
Também deixa claro o texto que o testador era amigo dos franciscanos, pois no documento menciona a muitos, especialmente a Fr. Bernardino de Sahagún. Por outro lado, tem que recordar que Francisco Verdugo Quetzalmamalitzin era bisavô de Fernando de Alva Ixtlilxóchitl, por isso, que é muito provável que todo que este último se refere no Nican Motecpana (vid. supra) possuísse sua fonte em Verdugo Quetzalmamalitzin.
A segunda cláusula do testamento em questão diz a letra: “… mando que se Deus me levar desta presente vida, que logo se leve de esmola a nossa senhora de Guadalupe quatro pesos, para que, pelo padre que tem poder se digam missas…” etc.
REPOSITORIO: ARQUIVO GERAL DA NAÇÂO (AGN), Ramo: Vínculos, vol. 232, exp. 1, fols. 15-20. O texto náhuatl do testamento está nas folhas. 11-14.