
Santa Maria da Antigua
Patrona de Panamá
A imagem da Santíssima Virgem Maria estava em uma capela lateral de uma Catedral de Sevilla, na Espanha, construída no século XIV. Como a imagem havia sido encontrada conservada passou ser chamada de Santa Maria Antiga, que quer dizer da Antiga Catedral.
Santa Maria da Antiga foi a primeira devoção que chegou ao Panamá em 1510 no povoado de Darién, com Vasco Nuñez de Balboa e Bachiller Martin Fernández de Enciso. Ambos haviam feito uma promessa a Virgem Maria de colocarem seu nome em algum povoado para que escapassem com vida de uma batalha muito feroz que tiveram com os nativos. Assim foi, depois da vitória do cacique Cémaco passou a ser chamado de Santa Maria da Antiga.
Em 09 de setembro de 1513, o Papa Leon X cria a primeira diocese em solo firme, em Santa Maria da Antiga e a capela da Virgem é elevada a Catedral. Essa nova diocese era filial da Arquidiocese de Sevilla.
Em 15 de agosto de 1519 é fundada a Cidade do Panamá. Em 1524 a diocese de Santa Maria da Antiga se transladou para a recém fundada cidade do Panamá. A devoção se translada e Santa Maria da Antiga passa a ser por continuidade eclesiástica, a titular da capital do Panamá e Patrona do.